27 março 2006

Chi


Chi = energia, “força vital” cujas filosofias orientais crêem ser inerente a todas as coisas.

Recuperada da questão física, voltei ao activo. Por muito que eu tente (e era preciso que de facto tentasse, o que não faço) não consigo estar parada, por isso inscrevi-me no Wall Street Institute para aperfeiçoar o meu inglês.

Dizem as teorias orientais que é preciso é colocar a energia a fluir, para dessa forma atrair mais energia. E foi realmente o que aconteceu. Assim que deixei o sofá e comecei a sair para as aulas de inglês, o destino trouxe-me a oportunidade de trabalhar numa empresa de estudos de mercado onde necessitavam de ajuda temporária. Se considerarmos as horas dispendidas no trabalho e as que perdemos nos transportes públicos e lhe acrescentarmos as que investi no curso de inglês, o meu tempo livre passou a quase nulo. O pouco tempo que restou depois disto tudo eu tentei ocupar preferencialmente longe do computador, que já deitava pelos olhos ao final do dia.

Entretanto concorri a vários estágios do PEPAP (Programa de Estágios Profissionais para a Administração Pública) e tenho ido a entrevistas e a provas de selecção. Até agora, sem nenhum resultado concreto (o que não admira, quando são, quase literalmente, 100 cães a um osso).

Para além disso (ou como diria um conhecido apresentador, “ E aiiiindaaaa...”), no Centro de Emprego candidatei-me também a alguns cursos de formação, tendo sido chamada a semana passada para um deles. Foi apenas uma sessão de esclarecimento, e a indicação de vários documentos que tenho de reunir antes de iniciar o curso, que se planeia para Abril, com uma carga de quase 8 horas diárias (yaicks!...)

“E aiiiiindaaa...” vou iniciar um curso de Webdesign, através de uma escola que funciona com e-learning. Inicialmente tinha escolhido o curso de Marketing e Gestão Comercial, mas como entretanto esse mesmo curso me foi possibilitado através do Centro de Emprego, e como o desta escola já estava pago, pedi autorização para trocar, o que me foi concedido há uns dias.

E mantive também os meus petsittings, sempre que me procuraram para tal, e as minhas vendas de rações e cosméticos.

Apesar de todo este rebuliço, devo ser sincera e admitir que me sinto novamente com sintomas de depressão. Ando cansada, sem grande vontade para fazer seja o que for e com uma ligeira aversão ao computador. E depois, por outro lado, quero regressar ao blog, ao Felinus, ao grupo de artesanato, ao contacto com pessoas com as quais não falo ou não vejo há muito tempo... enfim, é um bocadinho uma montanha russa de emoções, de vontades, de sentimentos. Num minuto quero estar “out there”, e no milésimo de segundo a seguir, só quero enrolar-me quieta no sofá a ver um filme. Talvez as minhas amigas que estudam psicologia saibam explicar esta mistura de sentimentos antagónicos, mas devo dizer que para uma pessoa que era bastante activa, demasiado até, já que abarcava múltiplas tarefas em simultâneo, esta situação me confunde, e em consequência me irrita, pois parece que não faz parte do meu ser.

Novamente, regressamos ao Chi, e à minha esperança de que ao fazê-lo fluir, todos estes meus pensamentos e dias de estagnação dêem lugar a algo mais activo, de criação, e de maior energia.

Começarei por tentar escrever mais assiduamente neste espacinho cibernético (note to self and others: não deixar de escrever no blog durante muito tempo, com o passar dos dias o regresso torna-se cada vez mais difícil).

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem de psicologia não percebo nada :(

O que posso dizer, é que tenho saudades da Pipa activa sempre cheia de ideias.

Beijinhos,
Fernanda

Anónimo disse...

Conheces a prima vera?? Ela faz milagres, com os seus dias ensolarados e alegres. A mim dá-me forças e vontades impensáveis (???), só um senão .... fico toda alérgica... :)

Força Filipa, os dias bons estão a chegar..
Bjinhos, marina

Unknown disse...

Não sou psicologa, mas só o facto de te "incomodares" com uma possível passividade é uma tentativa do teu "Eu" ou Chi, para lutar contra as depressões que todos nós estamos sujeitos.

Beijinhos grandes :)

Anónimo disse...

Muitaaaaas novidades mesmo!

Espero que toda essa actividade e oportunidades de aprendizagem te encham de energia e ideias, e vontade das concretizar! :)

Bjokas
Rute

Zica Cabral disse...

oi Pipa que bom saber que já mexes. É que só agora soube que tinhas um blog e vim cá espreitá-lo. Quanto a psicologia.......bem..............não sou psicologa, sou antropologa mas por experiencia te posso dizer que , se te sentes deprimida e com vontade de te enrolar num sofá vai a um medica e tráta-te. POrque as depressões, embora não se vejam nem deêm dores fisicas são bem perigosas e não são coisas para se deixar andar (como as tuas costas). Por isso, um conselho, vai ao medico quanto antes e espero que encontres um bom.
Costas.....................eu estou tb com um problema nas ditas. Nem sequer devia estar a escrever ou ao computador. Mas o meu problema não passa com nada a não ser as massagens e o tempo. Faz parte de uma doença que tenho nos musculos. Agora deixou-me os pezinhos e atacou o musculo da omoplata direita. Como eu te percebo com a tua descrição da cama!!!!Nos primeiros 2 dias foi horrivel mas agora já me sinto bem na cama. Mas pouco posso fazer......
Bem desejo as tuas melhoras (de tudo) e que canalizes as energias para coisas em que te sintas feliz.
beijinhos amigos
Zica
AH vai ver os saquinhos de alfazema que fiz com gatuchos. Estão no Felinus e no meu blog Maria Atarefada.
O Topico onde estão é "qual o objecto/gato preferido" e o endereço do blog é:
http://tintanopano.blogspot.com

Anónimo disse...

Por momentos julguei que tivesses começado a praticar Tai Chi! ;)
Com tantas actividades tens mesmo de arrebitar! Mas vê lá se não ficas sem tempo para os amigos!!!

Leonor disse...

Vá, esta psicóloga é meio tresloucada, mas diz-te que é normal que te sintas mais em baixo, porque já andas a puxar demasiado... Melhoras um bocadinho e entras logo a matar, tss tss...

Tens que também dar tempo ao descanso, mulheri! :)