27 setembro 2005

O dia da Feira

(Depois de andar quase 1 dia inteiro a tentar inserir as fotos no post pelo blogger, acabei por me render à evidência que tinha de recorrer ao um arquivo externo de fotos. No caso, o Flickr...)

Pois lá estivémos de novo, eu e a Lena T., desta vez mais ao "centro" da feira, mas demasiado perto de um caixote de lixo fedorento...

A Lena levou pecinhas novas que tiveram sucesso e que conseguiu vender bastante rápido.



reciclarte


O Felinus "safou-se", mais uma vez, devido à Xanoca, que é visitante habitual da feira e que aproveitou para ir lá comprar mais umas pecinhas para oferecer.



felinus

A modesta banquinha Felinus
Tivémos desta vez uma visita que nos fez companhia durante toda a tarde e que se revelou uma óptima ajudante na entrega dos folhetos que anunciam o leilão Felinus (relembro que a divulgação do leilão era o principal objectivo da presença da banquinha Felinus e Cia. nestas feiras), a Ana Maria Jorge, a quem agradeço imenso pelo apoio neste sábado.

Visitaram-nos ainda o Caneco, a Irene, a Rute e o Fausto. O interesse dos visitantes "não-Felinus" na feira pela nossa banquinha foi moderado.

sarapico_graca_sonhos_hippyxic

Sara e Ana Ramos, Ana Malha e amiga da Lu ao telefone :)


Relativamente às restantes presenças na feira, ficámos ao lado das "tricotadeiras" Sarapico e Ar da Graça, da Retrosaria da Ana Malha e das coroas da Hippyxic. Mesmo à nossa frente estavam os Carapaus de Corrida da Carmo, a Baud Alexandra e as suas criações lindas (Xana, os dorminhocos de peluche são um espanto!), um pouco ao lado os presentes fashion da Maria Vilhena, e no final daquele corredor estavam as Pukacas e a Arte Urbana da Raquel.



carapau_baud

A Carmo e a banquinha Baudland



fashion_urbanarte

A Maria e a Raquel

Coladinhas a mim estavam umas meninas hiper fotogénicas, como se comprova, com trabalhos lindos que eu, infelizmente, não apreciei devidamente por falta de tempo, falha essa que me impediu também de confraternizar com elas e descobrir quem são (meninas, se lerem este post e se reconhecerem na foto, acusem-se!).

fotogenicas


Em outros pontos da feira estavam As Mãos de Fada, as contas da Tânia, que finalmente conheci in person e as surpresas da Ema. O Pedro e a Lara chegaram mais tarde e ficaram numa das pontas. Muito lá longe, já misturada com as banquinhas de antiguidades/velharias, ficou a Casa das Prendas da Elisa juntamente com a mãe e a irmã.

surpresas

A Caixinha de Surpresas da Ema

elisa
As banquinhas coloridas da Elisa


Foi uma agradável surpresa conhecer uma "irmã" na protecção aos animais, que faz parte da Animal (linda, não fiquei com o teu nome, se leres isto, contacta) e que lá estava com outras duas meninas também muito prendadas (se têm blog ou site, digam-me qual é).

marionetas

As marionetas

brincadeira
Na brincadeira com a Sara


Também lá estiveram de novo a pequena Missanguinha, que apanhei numa foto na brincadeira com umas marionetas de um rapaz muito talentoso (as marionetas parece que têm vida) mas que ainda não conheço; a Vanessa e os seus Lâzudos; a menina dos botões (ideia que já me tinha passado pela cabeça mas que nunca cheguei a colocar em prática, esta dos botões feitos em massa); uma menina a quem não tirei foto porque não tinha a máquina comigo, mas que faz umas velas em cera liiiiindas!; e muita muita muita gente criativa. A feira está cada vez maior e mais concorrida, e já dificilmente se consegue absorver tudo.

20 setembro 2005

Feira de Outono - Príncipe Real


Lá estarei, muito provavelmente de novo com peças para o Felinus e Cia. O que não se vender nesse dia, integrará o Leilão, mencionado no post abaixo.

Vai ser no próximo sábado, dia 24 de Setembro. Já percebi que tenho de ir cedo, pois a feira está a ficar cada vez mais concorrida e o espaço livre é cada vez menor, por isso espero lá estar a partir das 10h.

Não se esqueçam de ir visitar, fazer um bocadinho de companhia, já que vou lá estar muitas horas e, se quiserem, comprar umas pecinhas ou levar algumas para oferecer (têm é de ser de artesanato...)

Também terei lá uns autocolantes que pretendem atingir 2 objectivos: 1) Desmistificar a superstição dos gatos pretos e 2) angariar fundos para esterilizar os gatos que entram na União Zoófila. São só 1 "éurio", não custa quase nada e até ficam com uma foto bonita da Puma da Ísis (http://tugasylum.blogspot.com/), que foi quem serviu de modelo.

3º Leilão Felinus e Cia.


Já começou o 3º Leilão Online Felinus e Cia.

O dinheiro obtido com as vendas das peças servirá para ajudar animais abandonados (cães e gatos), suportando despesas médicas como esterilização, tratamentos, intervenções cirúrgicas, medicamentos, etc; e ainda apoiando monetariamente algumas associações de animais ou despesas com colónias de gatos.

As peças são de natureza díspar, sendo algumas de artesanato, realizado por artistas muito prendadas de propósito para este evento, e sendo outras peças oferecidas por particulares, onde se encontra um pouco de tudo: livros, CDs, bibelots, utilidades domésticas, bijouteria, arte... enfim, mais vale verem :)

Acedam aqui para verem as peças e, se quiserem, para saber como contribuir com peças vossas.

O Natal já não está muito longe e aqui podem encontrar artigos bem interessantes para oferecer nessa época. Eu que o diga, pois foi no 2º Leilão Felinus, já em Novembro do ano passado, que comprei muitas das peças que ofereci no Natal de 2004. Não só encontrei artigos que dificilmente encontraria numa loja, como tive a satisfação de saber que o dinheiro que dispendi serviu para ajudar quem necessita. E quem recebe também gosta de o saber!

09 setembro 2005

Gatos em lavatórios

Ía eu a entrar para a banheira para tomar duche, hoje de manhã, quando dei com o Pipo deitado lá dentro. Foi só quando abri a torneira, já dentro da banheira, que ele se resolveu a sair. Ainda quis voltar, mesmo assim, mas lá desistiu quando sentiu os pingos de água no pêlo. De facto, este gato, ao contrário dos restantes, tem uma atracção muito grande pela água. Vem a correr do outro lado da casa quando me ouve lavar a cara e, conta-me o Pedro que ele gosta de ficar a contemplá-lo enquanto ele faz a barba. Olha com muita atenção e, no final, vai tentar apanhar as gotinhas de água que ficam no lavatório.

Da banheira não tenho foto, mas tenho umas de quando ele resolve dormir no lavatório.



E a propósito de gatos em lavatórios (e porque na net se encontra de tudo), vejam com o que eu me cruzei. Nada mais nada menos que um site que se chama Cats In Sinks :)

Podem deliciar-se com as fotos inseridas ou até colocar uma vossa. Divirtam-se! ;)

02 setembro 2005

Os artesãos da feira

Como eu dizia no final do post anterior, revi várias meninas muito prendadas e conheci pela primeira vez outras tantas. Não tive suficiente à-vontade para pedir fotos de todas, mas espero que, com a convivência que desejo vir a ter no futuro com elas, não se importem que eu lhes venha a pedir algumas fotos para aqui colocar.

A quem não tive vergonha de pedir foi às Mãos de Fadas (aqui representadas pela Andreia e pela Catarina - onde andava a Rita?)


A Catarina levou horas a fazer um tereré à Daniela (e eu acabei por não ver o resultado final, mas deve ter ficado lindo), que eu fiquei a saber no sábado que é o nome dado no Algarve às tranças cobertas por um trabalho de fios (que não é tão fácil de fazer como podem julgar).

Logo ao lado das nossas bancas estavam as mãos e mentes criadoras das Pukacas, que apresentaram também a sua recém-criada colecção de butanikos. Só mais ao fim da tarde é que metemos conversa com elas, e devo dizer-vos que estou arrependida de não o termos feito mais cedo, pois adorei a nossa conversa (interrompida pela Sofia, que afinal não me estava a chamar mas só a dizer-me que já ía "ali") e espero que voltemos a cruzar-nos noutras feiras para podermos falar mais. Podemos ver parte da banca das Pukacas nesta foto, onde estava também um dos animadores de rua que sempre nos alegram nestas feiras (coitado, ele estava mesmo a transpirar muito!...) :P

Fiquei apaixonada pelas Brisas que voavam na banquinha logo ao lado (pode ver-se uma no canto superior direito da foto de cima). Infelizmente, as manas que as criaram não têm ainda um blog nem qualquer site que eu vos possa indicar. Apenas um email. Em termos de originalidade devia ser, para mim, a melhor banca da feira (não desfazendo nas restantes, não fiquem zangados/as comigo - é que estas meninas e as suas criações tocaram-me no coração).

A Sara apresenta-se como "a mais nova artesã na feira" e devia sê-lo, sem dúvida. Pelo menos nesta última. A Miss Missanguinha faz uns colares de missangas lindos, cheios de inocência e criatividade (Sara, na próxima feira quero tirar uma foto contigo, pode ser?)

Troquei algumas palavras com o Pedro e a Lara (pais de uma menina linda de nome Petra), que fazem reciclagem de papel e trabalhos com materiais que, para outras pessoas, seriam considerados lixo. Foi pelo Pedro que ouvi falar pela primeira vez nos "respigadores" (têm de usar a função Find e escrever a palavra porque eu não sei dirigir-vos directamente para essa entrada no blog). Eu, de certa forma, também sou uma. Não vou ao ponto de desmembrar electrodomésticos para retirar fios de cobre, talvez porque até aí chegar me deparo com muitas outras coisas que as pessoas deitam no lixo e que estão perfeitamente utilizáveis. Nem sequer se lembram de ligar à Emaús ou se dão ao trabalho de levar a qualquer instituição necessitada. Já para não falar no Freecycle, que comentei logo no início deste blog. Acho que a nossa sociedade está tão comodista que nem mesmo se lhes dessem dinheiro em troca do "lixo" se dariam ao trabalho de dar mais do que os 20 passos para levar os sacos ao contentor mais próximo de casa (ou então não estamos afinal numa crise). Bem, mas já estou a divergir e a divagar...

Também vi as lindíssimas bijuterias da Raquel, as alcofas, t-shirts e demais pecinhas da Dina, conheci a Ana Malha, troquei umas ideias com a Ema e a Paula, revi a Ana Ramos, que já tinha conhecido em feiras anteriores quando fui visitar a Lena T., vi as pecinhas da Tânia, embora ela não estivesse por perto quando eu lá fui, e visitei muitas outras banquinhas, como a da Michele (lindas bijuterias), da Patrícia Matias (que, como eu, faz de tudo um pouco - eu é apenas ainda na mente, as mãos estão um bocado preguiçosas, sempre com a desculpa do "não tive ainda tempo"...), do Ricardo Macedo e da Rita Roldão, que fazem peças maravilhosas em cristal Swarowsky, e os Fashion Gifts da Maria Vilhena, que no final da feira me veio dizer que queria contribuir para o Leilão Felinus :) Só por isso já valeu a pena ir à feira.

Não posso deixar de falar dos animadores da feira. Costuma haver música, mas desta vez foi mesmo só teatro. O que não foi menos satisfatório. Aqueles dois entretinham bastante. Aqui os vemos com uma "pequena vítima" dos seus sketches:

E vi mais, muito mais, mas não tive oportunidade para registar tudo. Vi no blog da Ana Malha que esteve na feira a Ana Machado a fiar. Como é possível que eu não a tenha visto? Espero bem encontrar-me com ela em próximas feiras, pois adorava conhecê-la e vê-la trabalhar.

Bem, agora tenho umas semaninhas para colocar finalmente as mãos a trabalhar, para tentar esvaziar um pouco mais o meu cérebro das 1001 idéias que correm nele durante a noite. Isto pelo meio dos pet sittings que tenho marcados para estes próximos dias e que, felizmente, me mantêm ocupada durante esta fase de desemprego.